Wednesday, November 12, 2008

Do jeito

Há jogadores de futebol que não tenho bem a certeza como terão chegado a profissionais. É óbvio que há jogadores com mais ou menos inclinação para a modalidade, com mais ou menos técnica, mas, geralmente, compensam a falta de técnica com outros atributos. Por exemplo, os ingleses estão longe de serem os reis do domínio do esférico, como toda a gente sabe, mas ninguém os supera no que toca ao empenho e dedicação à causa. Se os defesas-centrais britânicos são lentos, são por outro lado duros e impiedosos.

Vem isto a propósito de Mariano González. Como dizia no início, há jogadores de futebol que não tenho bem a certeza como terão chegado a profissionais. Mais, não sei sequer como conseguiu chegar a um clube de primeira divisão da Argentina, ser transferido para Itália, jogar por empréstimo no Inter (!) e ter um clube português a pagar 4,5 milhões de euros pelo seu passe.

Reconheço sem qualquer hesitação que Mariano é um jogador esforçado, inteligente e honesto - coisa rara no futebol dos dias de hoje. No entanto, isso não faz dele um bom jogador de futebol. Jesualdo já tentou colocá-lo a jogar em todos os lados em todas as competições, à espera de uma qualquer epifania, mas creio que o que é demais é erro. Mariano não é rápido, não finta, não é tecnicista, não é um bom recuperador de bolas; na verdade, passar a bola ao destinatário correcto no momento certo é já por vezes um desafio.

É mais do que natural que haja futebolistas deste calibre. Só não consigo compreender como chegam a um clube de segunda linha do futebol europeu - como funcionará afinal o departamento de prospecção...?

No comments: