Tuesday, May 19, 2009

Dúvida metódica

Antever-se-á um final feliz quando o actual treinador de um clube (a quem já foram feitas as malas) vence sem apelo nem agravo o seu presumível sucessor?

Quando o dinheiro não é tudo


Há pouco menos de um ano, os três grandes fizeram questão de anuncar um investimento reforçado nas respectivas equipas futebolísticas, alegadamente devido ao facto de o campeonato da época 2008/09 apenas consagrar o acesso directo à Liga dos Campeões ao vencedor do campeonato nacional. Contudo, apenas Sporting e FC Porto lograram fazer boas campanhas tanto a nível doméstico como internacional (não obstante o atropelamento do Sporting pelo Bayern Munique).

Pelo contrário, os encarnados apostaram forte numa época que devia devolver o clube aos títulos e lugares de destaque em consonância com a sua história. Com efeito, a época finda com o Benfica a limitar-se a confirmar o terceiro lugar - precisamente frente a um dos seus adversários directos.

Como é possível ver pela interessante análise do site MaisFutebol, o mais recente percurso do Benfica aponta para um distanciamento gradual do primeiro lugar, antes ficando mais próximo da quarta posição.

Ao invés, parece-me justo realçar o excelente desempenho de Braga e Nacional, equipas que efectuaram investimentos significativamente inferiores, mas que parecem ter uma visão estratégica a médio/longo prazo mais abrangente e frutífera.

Creio que o melhor exemplo do que acaba de ser dito passa pela valorização que ambos os clubes conseguem fazer dos seus treinadores e jogadores, ao contrário do clube da Luz, de onde os seus activos saem muitas das vezes pela porta pequena.

Continuo a defeder que ao Benfica falta um desenvolvimento sustentado e sustentável, alicerçado num projecto cuidadosamente concebido, que contemple uma visão a médio prazo, visão que não seja posteriormente posta em causa ao mais ligeiro contratempo. Os resultados não nos dizem toda a verdade. É necessário saber interpretar o caminho que se trilhou para chegar até lá. Só assim se eliminam defeitos e aprimoram qualidades.