Thursday, November 6, 2008

A confirmação

É muito bom ver o Sporting nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na sua terceira presença consecutiva nesta competição, o Sporting voltou a melhorar o registo da época anterior, tal como havia feito na última edição da Liga milionária. Mais, os leões têm-se revelado mestres e senhores do 1-0. Se é verdade que não estão a lograr fazer exibições de encher o olho (as assistências são o reflexo disso mesmo), é indiscutível que a equipa de Paulo Bento tem sabido crescer com o tempo e com os jogos efectuados. Mesmo descontando o facto de o grupo em que os verde e brancos estão inseridos ter uma qualidade abaixo da média, excepção feita ao Barcelona, não é menos verdade que é frequente ver as equipas portuguesas desperdiçarem excelentes oportunidades de passarem às fases seguintes. Como tal, é de louvar a luta, o carácter e persistência de Paulo Bento e da sua SAD.

Continuo a achar que a equipa leonina foi a que melhor se apetrechou no defeso e que é a que mais hipóteses tem de chegar ao título nacional. Para além disso, conseguiu juntar a essa capacidade a vontade de lutar por algo mais, na Europa. Creio que estará na altura de o clube de Alvalade abandonar de vez os seus queixumes das limitações de orçamento, pois creio que se tem vindo a provar que muito dinheiro não equivale necessariamente a muitos títulos.

Gostaria por fim de deixar uma palavra de apreço ao treinador do Sporting e à sua SAD. Ao primeiro por saber que caminho pretende trilhar, com que jogadores e de que forma. À segunda, por ter sabido não desistir do seu treinador, antes o apoiando sempre nas alturas mais difíceis. Creio que este apuramento é também fruto dessa estabilidade. E, num ápice, o Sporting passou de equipa em crise a equipa que dá passos seguros e decisivos. As maravilhas do mundo da bola...

Um balão de oxigénio

O FC Porto venceu nos derradeiros instantes do Dínamo de Kiev. A vitória em si, bem como todas as consequências que encerra, foi caída do céu. Em apenas vinte minutos, a equipa portista passou de uma hipotética quarta derrota consecutiva ao que já se apelida agora de "fim da crise". Pessoalmente, não creio que uma equipa possa de um momento para o outro passar de uma situação de crise para o patamar a que deveria pertencer.

Não obstante tudo isto, a vitória foi um alívio, não só pelo resultado em si, mas também pela forma como aconteceu - depois de mais uma bola no ferro enviada por Raúl Meireles, de o adversário marcar primeiro na primeira vez que foi à baliza de Helton (Jesualdo deixou finalmente a sua teimosia no banco), de o Dínamo ter enviado também uma bola ao mesmo poste, etc. Num ápice, os jogadores azuis e brancos passaram a estar convencidos de que a sorte voltara (Hulk até havia feito dois passes durante o jogo!). Esse alívio, essa remoção da frustação acumulada ao longo de uma semana e meia terrível, foi notório na expressão de Jesualdo na entrevista e dos jogadores quando ainda estavam em campo - abraçados, aos saltos, de braços apontados aos céus, como que a agradecer a divina mudança do vento.

Posto isto, continuo a não me desviar muito do que achava. A vitória de ontem foi extremamente importante, mas a crise não está (não poderá estar) ultrapassada - independentemente do resultado de Domingo, frente ao Sporting. O FC Porto continua com falta de soluções a vários níveis, apesar de ontem se ter aproximado bastante do onze que deverá ser titular nos próximos jogos, com a eventual alteração de Tarik por Tomás Costa. Pode ser que, deste modo, os dragões consigam fazer o que não conseguiram até aqui: estabilizar o seu modelo de jogo.

Gostaria por fim de destacar dois jogadores. O primeiro é Pedro Emanuel. Não tanto pelo que jogou, mas sim pela atitude e raça que emprestou à equipa, mostrando como jogar e explicando ao nível prático o que era a mística. Numa defesa tão volátil e necessitada de uma voz de comando, Pedro Emanuel fez aquilo que tão bem sabe fazer: entregou-se ao jogo, lutou, mesmo estando fora do seu habitat natural, e defendeu. O segundo jogador que gostaria de realçar é Pelé. Se Fernando tem cumprido muito razoavelmente com as suas obrigações, manifesta algumas limitações (o jogo de ontem evidenciou-as por demais) ao nível ofensivo e do controlo de bola. Após a entrada do ex-jogador do Inter, o FC Porto conseguiu ter alguém capaz de recuperar a bola e lançar contra-ataques através de passes longos, deixando de obrigar Raúl Meireles ou Lucho a recuarem para fazerem as chamadas transições rápidas. Da boa integração e desenvolvimento de Pelé (e de Tarik, já agora) poderá depender o futuro da equipa e do treinador a breve prazo.