Saturday, December 8, 2012

Sabotage Times - Hulk

Novo artigo já disponível no Sabotage Times, desta feita sobre Hulk e os motivos pelos quais poderá nunca vir a jogar onde sonhou.

Wednesday, December 5, 2012

Barcelona 0-0 Benfica - Águias eliminadas


Após não conseguir marcar ao Barcelona e a magra vitória do Celtic frente ao Spartak de Moscovo, o Benfica está fora da Liga dos Campeões. Os encarnados foram penalizados pelo desperdício na hora da finalização e terão de continuar a lutar pela conquista de um troféu europeu na Liga Europa.

Com as probabilidades contra si e com uma difícil batalha entre mãos, o Benfica estava obrigado a conseguir pelo menos o mesmo resultado do Celtic contra o Spartak de Moscovo. A sua tarefa foi facilitada em parte por Tito Vilanova, o qual optou por fazer descansar vários jogadores-chave (incluindo Messi, Xavi, Iniesta, Busquets, Dani Alves e Piqué) permitiu que os jogadores da segunda linha acumulassem importantes minutos na Liga dos Campeões sem a inerente pressão do resultado.

A noção de que tal seria proveitoso para a equipa lisboeta foi confirmada assim que o encontro teve o seu início. Ao contrário do que haviam (estranhamente) feito no seu reduto, a equipa portuguesa apresentou-se com uma abordagem de pressão intensa desde os primeiros momentos, encostando o Barcelona às cordas. Com Pinto na baliza no lugar de Vítor Valdés e com uma linha defensiva improvisada, os catalães denotavam dificuldades em sair a jogar, especialmente dada a pressão de Rodrigo, Lima, Ola John e Nolito. Até o jovem André Almeida pressionava alto, acompanhando Alex Song quando este (ou outro centrocampista) recuava para pegar no jogo.

O Benfica pressionou o Barcelona de forma intensa durante toda a primeira parte.

O Benfica mostrava-se sólido e agressivo a nível defensivo, recuperando inúmeras bolas, devido à sua intensidade. A equipa secundária dos vice-campeões espanhóis não tem evidentemente a mesma qualidade das principais figuras e falhava passes com frequência. Para além disso, o Benfica explorava inteligentemente o espaço nas costas dos defesas-centrais, os quais, mantendo-se fiéis aos princípios de jogo da equipa, mantinham uma linha defensiva subida - mas com pouca pressão do seu meio-campo, muitas das vezes.

A primeira oportunidade de golo clara a favor do Benfica surgiu ao minuto 11, com Rodrigo a desmarcar-se nas costas da defesa adversária e a optar de forma egoísta por rematar em vez de encaminhar a bola para Nolito, o qual ficou furioso com o seu companheiro de equipa. O mesmo Nolito tirou um belo cruzamento para o cabeceamento de Lima ao lado, dez minutos volvidos. O Barcelona começava a mostrar os dentes pouco depois ao conseguirem sair do espartilho defensivo que Jorge Jesus havia criado: Matic marcava o médio mais avançado, André Gomes seguia o centrocampista mais recuado, mas o terceiro médio (geralmente Sergi Roberto) ficava sempre livre para recolher a bola e passar pelo meio-campo benfiquista, conforme ficou patente nas oportunidades aos minutos 23 e 24.

O Barcelona conseguiu muitas vezes libertar-se
com simples triangulações,
particularmente durante a segunda parte.
O Barcelona encontrou muito espaço atrás de Matic e André Gomes.

No entanto, o Benfica manteve o pé no acelerador e insistiu em atirar-se para a frente - quase recolhendo a recompensa do seu arrojo, com Lima a acertar no poste ao 31º minuto, após o ressalto do bom carrinho de Adriano ter ido parar fortuitamente aos pés do avançado brasileiro. Alguns minutos mais tarde, Lima faria um excelente passe longo a toda a largura do terreno na direcção de Ola John, o qual venceu a oposição do seu adversário, permitindo contudo mais uma boa defesa de Pinto. Sempre que os comandados de Jorge Jesus orientavam a bola para as alas, os adversários soçobravam.


  • Segunda parte


A segunda metade do encontro foi bastante diferente. A equipa da Luz começou a acusar o cansaço e a sua pressão foi menos eficaz. Como tal, o Barcelona teve maiores facilidades em fazer vingar o seu jogo de posse e encontrar as fragilidades benfiquistas. Com Ola John e Nolito a oferecerem cada vez menos protecção aos seus laterais, Tello teve imenso espaço para ultrapassar Máxi Pereira, o qual pareceu perder a calma por uma ou duas vezes, mas acabou por conseguir manter a compostura. Por outro lado, Lima e Rodrigo permaneciam em zonas avançadas do campo, o que permitia que o trio composto por Song, Sergi Robert e Thiago Alcântara tivesse o espaço e tempo necessários para escolher o melhor destino para os seus passes. Felizmente para o Benfica, o timing do último passe deste grupo de jogadores é menos preciso do que o habitual, permitindo ao Benfica fazer uso do fora-de-jogo com sucesso.

Messi entrou aos 58 minutos (com David Villa a deslocar-se para a direita) e arrancou imediatamente várias faltas à entrada da área - encontrando igualmente espaço para desmarcar Villa e Tello. O próprio Messi viria a ter uma excelente oportunidade para marcar, mas a corajosa saída de Artur evitou o pior para o Benfica, com o mago argentino a sair lesionado após esse duelo. Por essa altura, já o Benfica havia mudado para um 4x3x3, com Matic atrás de André Almeida e André Gomes, e Bruno César e Ola John nas alas no apoio a Cardozo.

O Benfica desperdiçou uma extraordinária oportunidade não só de vencer em Nou Camp, mas também de progredir para a fase seguinte da competição. A equipa portuguesa beneficiou de uma tempestade perfeita, com o Barcelona a apresentar uma equipa recheada de jogadores jovens e segundas linhas. Os encarnados apenas poderão queixar-se de si mesmos por não marcarem pelo menos umas das diversas oportunidades de que dispuseram. Espera-os a Liga Europa - e nova possibilidade de conquistar um troféu europeu.