Thursday, August 20, 2009

A bota e a perdigota


De tempos a tempos, vem a terreiro um dos principais responsáveis do futebol europeu e/ou mundial defender uma qualquer teoria sobre aspectos financeiros do futebol - dos tectos salariais às "loucuras" de algumas transferências, entre outros. Pessoalmente, creio que isto reflecte apenas uma total falta de coragem dos mesmos responsáveis em propor e aplicar efectivamente medidas reais e coerentes independentemente do nome dos clubes.

Hoje em dia, quase todos os clubes são socidedades anónimas desportivas. Creio que a questão não passará pela ingerência dos órgãos supervisores na gestão de cada um dos clubes, mas sim pela imposição de regras claras: clubes com dívidas não podem participar nas competições. Se assim fosse, os clubes chegariam por eles mesmos às suas próprias visões da realidade e seriam forçados a compreender as suas verdadeiras capacidades e a viver dentro das suas possibilidades.

Se assim não for, a caravana continuará a passar e a única coisa que se ouvirá serão os soundbytes de Messieurs Platini e Blatter.