Friday, March 30, 2012

Destaques do próximo fim-de-semana futebolístico


À medida que entramos no momento de todas as decisões na maioria das ligas europeias, o próximo fim-de-semana futebolístico está recheado de jogos interessantes de resultado imprevisível. Lançamos mais abaixo um breve olhar sobre alguns dos confrontos mais interessantes.

Em Portugal, o Sporting de Braga lidera o campeonato, com um ponto de vantagem sobre o FC Porto e dois relativamente ao Benfica. Os encarnados defrontam o Sporting de Braga encontrar-se-ão amanhã, no Estádio da Luz, enquanto os dragões recebem o Olhanense no seu reduto duas horas antes, num encontro que são obrigados a vencer. Conseguirá o Benfica ultrapassar o Sporting de Braga, que já não vence as águias na Luz há várias décadas? Na próxima jornada, o Sporting de Braga recebe o FC Porto e o Benfica vai a Alvalade.

Em Itália, teremos um clássico decisivo para ambas as equipas - Juventus e Nápoles. Os bianconeri estão a quatro pontos do Milan e não se podem dar ao luxo de desperdiçar mais pontos, se ainda pretenderem conquistar o título. Por seu turno, os comandados de Walter Mazzarri, estão em quarto (em igualdade pontual com a Udinese), a três pontos da Lázio, na luta pelo último lugar de acesso à Liga dos Campeões. Tudo isto significa que nenhuma das equipas poderá recorrer ao seu tipo de jogo preferencial - esperar pelo adversário e lançar contra-ataques.

Em Espanha, o encontro mais interessante opõe Barcelona ao Atlético de Bilbau, particularmente porque o encontro dista apenas 48 horas da fantástica vitória da equipa basca (2-3) no terreno do Schalke. Uma vez que nenhuma das equipas pode perder pontos e o seu jogo se baseia numa pressão (quase) constante, que partida teremos? Será que o Marcelo Bielsa mudará metade dos seus jogadores para manter o seu pressing? Pep Guardiola fará o mesmo?

Por fim, em Inglaterra, há alguma expectativa face às opções de Roberto Di Matteo para o encontro em casa do Aston Villa. Descartará metade da equipa que venceu na Luz na passada terça-feira ou manterá o seu onze vencedor intacto? No domingo, Newcastle defrontará o Liverpool, na esperança de que o Chelsea tenha perdido pontos na véspera, de moo a poder continuar a sonhar com a participação na próxima edição da Liga dos Campeões. Por outro lado, o Liverpool, tendo garantido o regresso às noites europeias através da sua vitória na Taça da Liga, parece estar claramente a aguardar calmamente pelo final da época.

No comments: