Monday, March 26, 2012

Como não marcar correctamente Hulk



O encontro do passado Domingo entre Paços de Ferreira e FC Porto, a contar para o campeonato português, ofereceu-nos um exemplo acabado de como não defender - em particular contra um jogador potente e rápido como Hulk.

O Paços de Ferreira defende incorrectamente e o FC Porto marca o primeiro golo do jogo.
Note-se o enorme espaço atrás dos dois jogadores do Paços de  Ferreira (área amarela).
É certo e sabido que, quando temos dois jogadores a defender um adversário, o primeiro deverá atacar a bola e o segundo deverá fornecer cobertura, para o caso de o primeiro defensor ser batido e/ou para avisar o adversário de que o espaço atrás do primeiro defensor está ocupado. No entanto, há uma vasta diferença entre dizê-lo ou escrevê-lo e fazê-lo em condições de jogo, sendo necessárias para tal horas de treino e coordenação.

Nesta jogada específica, Hulk enfrenta dois jogadores do Paços. O primeiro (círculo vermelho) toma a atitude correcta ao proteger o corredor central (e, simultaneamente, o pé mais forte de Hulk). No entanto, o segundo defensor deveria fornecer cobertura, com a seta verde a indicar a sua posição correcta, em circunstâncias ideais. Dado o que seu posicionamento não foi o melhor, Hulk pôde acelerar, ultrapassar os dois adversários e cruzar para golo (marcado involuntariamente na própria baliza por um terceiro defensor).

No comments: