O Sporting promete. Pessoalmente, creio que a equipa leonina tem tudo para dar algumas alegrias aos seus sócios e simpatizantes. A direcção da SAD conseguiu fazer excelentes negócios (excepção feita a Izmailov - na minha opinião, demasiado caro para as suas oscilações) com as entradas de Grimi, Caneira, Rochemback e Postiga. No entanto, o maior trunfo terá sido porventura conseguir segurar e precaver as eventuais saídas de Miguel Veloso e João Moutinho. Bem sei que este último anunciou alto e bom som a sua intenção de sair - uma atitude pouco previsível, creio, do capitão do Sporting, que terá perdido porventura algum do capital de confiança junto da SAD, do treinador e dos adeptos ao vir assumir a sua vontade em plena praça pública.
Seja como for, o fim-de-semana revelou aquilo que se imaginava: uma equipa completamente identificada com o seu treinador, concepção de jogo e esquema táctico (apesar de haver ainda, é claro, muito a fazer) e uma segunda linha que rapidamente discutirá a titularidade, especialmente dado o exigente calendário que se avizinha. Não obstante as minhas dúvidas relativamente à versão mais clássica do 4x4x2 que Paulo Bento pretende, uma vez que o Sporting não conta propriamente com muitos médios-ala, a equipa pareceu-me equilibrada nos vários momentos - excepção feita à adaptação de Caneira a trinco, uma opção que julgo meramente circunstancial - e a dupla Liedson-Derlei fará muito provavelmente alguns estragos com a sua capacidade de luta e de pressão alta.
Com este esquema mais clássico, Paulo Bento conseguirá uma maior capacidade de desequilíbrio, mas creio que perderá algum do domínio do jogo que tanto gosta de ter. Rochemback poderá revelar-se uma excelente ajuda no meio-campo na criação de passes de ruptura, mas as suas oscilações físicas (muito provavelmente causadas pelo seu constante excesso de peso e aparente falta daquilo a que se chama "treino invisível") e Romagnoli vai ter de se aplicar a fundo, tal como Vukcevic e Izmailov, para garantirem um lugar no onze. Quanto a Postiga e Djaló, serão boas alternativas a Derlei, especialmente, uma vez que, aos 33 anos e depois de uma operação tão delicada, poderá não ter fôlego para as várias dezenas de jogos que aí vêm. Não houvera um Rui Patrício ainda com algumas "tremideiras" e arriscar-me-ia a apostar no Sporting como campeão.
No comments:
Post a Comment