Sunday, June 10, 2012

Uma gota no oceano


O fim do segundo dia do Europeu ainda há pouco chegou e podemos desde já retirar algumas ilações. A vitória da Dinamarca sobre a Holanda foi um exemplo quase perfeito de bom posicionamento, ideias claras para retirar a bola da zona de pressão e procurar os espaços livres.

Para além disso, tanto Daniel Agger como Simon Kjaer estiveram quase inexcedíveis na defesa. A situação detalhada mais abaixo ilustra como uma boa cobertura defensiva é fundamental, particularmente contra jogadores tão capazes em situações de 1 para 1.


1. Afellay tenta passar por Jacobsen, lateral-direito dinamarquês. Note-se o posicionamento de Kjaer (amarelo). A partir de onde se encontra, pode manter debaixo de olho o ponta-de-lança que se movimenta nas suas costas e oferecer uma cobertura a Jacobsen, caso Afellay o ultrapasse.





2. Afellay ultrapassa Jacobsen. O extremo holandês consegue driblar o lateral dinamarquês. Assim que Kjaer se apercebe disso, vai imediatamente em seu socorro, criando uma situação de 2 para 1 e parando Afellay. Note-se o posicionamento dos jogadores holandeses mais próximos.





3. Kjaer desarma Afellay. O defesa-central dinamarquês rouba a bola a Afellay. Note-se como uma cobertura ofensiva deficiente permite que Kjaer tenha tempo mais do que suficiente para decidir para onde endossar a bola. 



Embora estas situações pareçam casos isolados, uma boa  organização e posicionamento defensivos poderão representar a diferença entre uma vitória por 1-0, um empate ou uma derrota. Se, a juntar a isso, houver uma noção clara do destino do esférico nos momentos imediatamente a seguir, a tarefa de toda a equipa torna-se subitamente muito mais fácil.

No comments: