Wednesday, January 9, 2013

O negócio Izmailov/Miguel Lopes - quem sai por cima?


Inconcebíveis em Espanha, normais em Itália ou não tão raras em Inglaterra, as transferências entre os principais clubes são sempre uma questão sensível em Portugal. Marat Izmailov e Miguel Lopes trocaram ontem oficialmente de clube. Embora este tipo de transacção não aconteça todos os dias, estes dois clubes têm conseguido de tempos a tempos encontrar uma linha de comunicação entre si sempre que a necessidade surgiu - da troca Peixe/Costinha por Rui Jorge/Bino até à venda de Hélder Postiga ou João Moutinho. Ainda assim, subsiste uma questão: quem sairá beneficiado do mais recente negócio?

  • Izmailov

Izmailov era há já algum tempo um espinho cravado no flanco verde e branco. Em conflito com o departamento médico do clube, a estrela russa tornou a sua permanência no clube muito mais difícil ao insurgir-se contra as injustiças cometidas contra si, na sua opinião. Apesar de ser um jogador de elevado calibre quando estava na plena posse das suas capacidades, Izmailov nunca pôde desfrutar desses momentos durante muito tempo, sempre incapaz de se mostrar consistentemente ao nível por que tanto os adeptos e o próprio jogador ansiavam.

Nas primeiras duas das suas seis épocas no Sporting, o russo foi com frequência a diferença entre a sua equipa e a concorrência, inspirando os seus companheiros com a sua habilidade e servindo de baluarte da equipa. A qualidade das suas movimentações com e sem bola era irrepreensível e Izmailov parecia fadado para voos mais altos. No entanto, as repetidas lesões nos joelhos fizeram do jogador uma sombra de si mesmo, vindo por vezes a público criticar os directores ou o departamento médico do clube através dos jornais.

Nas temporadas que se seguiram, os seus regressos foram quase sempre abreviados pelos problemas dos joelhos, com Izmailov a desparecer dos convocados durante semanas a fio. Sempre que jogava, era possível vislumbrar um relance do jogador que havia sido e poderia ser, mas esse momento nunca durava muito tempo, com o jogador a lesionar-se uma vez mais.

Nos últimos tempos, o médio russo parecia estar encurralado no Sporting, incapaz de merecer o respeito dos adeptos, treinadores e companheiros de equipa. A sua fidelidade à causa e a sua capacidade de trabalho começaram a ser colocadas em questão e Izmailov deixou de ser visto como a estrela que poderia virar jogos a favor da sua equipa. Uma mudança poderá ser-lhe útil, particularmente porque, no FC Porto, não é provável que venha a ser considerado o jogador mais dotado da equipa, tendo de se aplicar a fundo para merecer um lugar no onze.

  • Miguel Lopes

O caso do defesa-lateral Miguel Lopes dificilmente poderia ser mais distinto. Formando nas camadas jovens do Benfica, foi promovido ao Benfica B, com a equipa a ser extinta pouco depois. Descendo uma divisão, começou a jogar pelo Operário. O Rio Ave, na altura na Liga de Honra, reparou no jogador e avançou para a sua contratação. Miguel Lopes foi fundamental para a promoção do clube à divisão principal e começou a atrair as atenções dos três grandes durante a primeira metade da época 2008/09. Acabaria por assinar pelo FC Porto em Janeiro de 2009.

Embora nunca tenha sido titular absoluto sob as ordens de nenhum treinador portista, Miguel Lopes logrou ainda assim estabelecer-se como alternativa viável em ambos os flancos durante a época e meia em que esteve ao serviço dos azuis e brancos. Em Agosto de 2010, foi emprestado ao Bétis (na altura, na segunda divisão espanhola), contribuindo uma vez mais para a promoção do seu clube ao campeonato principal.

Na temporada seguinte, acabaria novamente emprestado, mas um erro administrativo da parte do Saragoça (pelo qual o clube acabou por compensar o jogador) obrigou Miguel Lopes a esperar por Janeiro de 2011 por uma oportunidade para mostrar o seu valor noutro local. Esse local foi Braga, onde impressionou em ambos as alas. As suas exibições valeram-lhe a chamada de Paulo Bento à equipa de 23 jogadores que actuou no Euro 2012.

Na época actual, o internacional português foi titular por diversas vezes no lugar de Danilo (ainda a tentar encontrar o seu ritmo), mas foi descendo gradualmente na ordem de importância, chegando inclusivamente a referir a sua insatisfação antes da quadra natalícia. O seu tempo no FC Porto parecia ter chegado ao fim.

  • Conclusão

Com a partida de Hulk, a presença de Atsu na CAN e a intermitência de Iturbe, o FC Porto viu-se subitamente com poucas opções nas alas. Considerando que James Rodríguez foi recentemente diagnosticado com uma lesão que o manterá afastado por quatro semanas, Izmailov poderá bem ser uma bela aquisição. Contudo, a contratação do russo é incaracterística face ao que o clube nortenho nos habituou, uma vez que se trata de um jogador de 30 anos com poucos jogos nas últimas épocas, com um problema grave no joelho, e que ostenta um passado duvidoso ao nível da sua fidelidade. Adicionalmente, o russo não tem qualquer valor de revenda. Por outro lado, o FC Porto abre mão de um lateral de 26 anos capaz de jogar em ambos os flancos e que estava a começar a afirmar-se na selecção nacional.

Para o Sporting, este negócio apenas poderá ser considerado uma vitória, uma vez que descarta um problema que vinha a consumir todo o clube há já algum tempo e encontra algum alívio na folha de salários. Mais importante ainda, os leões recebem em troca um lateral-direito (de preferência) de qualidade capaz de afastar os holofotes do infeliz Cédric e provocar um impacto imediato. Miguel Lopes é um jogador com um futuro brilhante à sua frente e, se continuar a ser convocado para os trabalhos da selecção, o seu valor de mercado disparará em flecha e o Sporting poderá acabar por conseguir um belo lucro.

1 comment:

Chau said...

Acho que falta referir que nesta transacção, houve ainda a cedência de Ventura, da parte do FCP. Por isso, ou há alguma coisa mais por detrás disto tudo que nós não sabemos ou então o It's My Love tem de render tanto como o Moutinho em campo e aguentar esse nível até o final do contrato e arrumar as botas para a Rússia, para dizer que FCP fez uma boa troca! (pois o salário dele não deve ser nada baixo e o seguro não deve ser barato... :P).