Thursday, August 13, 2009

Regresso ao presente




Ao fim de várias semanas de silêncio, eis que a actividade (e a normalidade) regressa a este blogue. Numa tentativa de compensar o vazio dos últimos tempos, seguem-se algumas previsões acerca dos três principais campeonatos europeus: Inglaterra, Itália e Espanha. Começaremos pela coqueluche do momento - a liga espanhola - por lá se encontrar o (ainda) melhor jogador do mundo e o maior investimento numa equipa de futebol desde tempos imemoriais.




Real Madrid - O que dizer e esperar de uma equipa paga a peso de ouro com o (aparentemente) único objectivo de dominar o futebol a nível doméstico e europeu? Kaká e Ronaldo fazem sonhar a afición madridista como nunca, com promessas de futebol vistoso - e quem sabe a hipótese de ultrapassarem finalmente a barreira dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. No entanto, substistem inúmeras pontas soltas por resolver no plantel merengue, o que deverá levar a um balneário pouco coeso e um sem-fim de desvios de atenção sobre o que realmente importa. Qualquer coisa abaixo de campeões será visto como fracasso.

Barcelona - Em equipa que vence, não se mexe - já lá diz o ditado. No entanto, os catalães passaram quase toda a pré-temporada a tentar bulir no seu plantel, apesar do triplete, como que atemorizados com as investidas dos seus arqui-rivais. O único negócio que fizeram foi a troca de Ibrahimovic por Eto'o e 50 milhões de euros - num negócio que não me parece à partida favorecer especialmente a equipa da cidade condal.

Classificação: Creio que, apesar de todos os problemas por que o Real vai passar, a equipa da capital acabará por lograr o campeonato, especialmente porque a velocidade, o talento e a capacidade de trabalho de Eto'o vão ser difíceis de igualar e compensar.




Em Inglaterra, a época parece ter todos os condimentos necessários para ser disputada até ao limite. Se, por um lado, a equipa do Manchester United perdeu a sua figura de proa e "abono de família", o Chelsea viu-se reforçado com Carlo Ancelotti, o ex-treinador do Milan, e o Liverpool continua a sua caminhada estável (ainda que infrutífera em termos de títulos domésticos). Pessoalmente, vejo a revalidação do título do Manchester United particulamente difícil, visto que Michael Owen ainda é uma incógnita e Valencia poderá não explodir já na primeira época - pelo menos, ao nível de um Cristiano Ronaldo. Chelsea e Liverpool não mexeram muito nas suas equipas, preferindo evoluir na continuidade.

Classificação: Chelsea campeão, seguido de Manchester e Liverpool. A equipa da cidade dos Beatles perdeu Xabi Alonso, uma importante peça do meio-campo, continuando assim com algumas dificuldades em manter o elevado ritmo dos seus adversários.




Em Itália, a competição prevê-se extremamente renhida, particularmente entre Inter e Juventus. Com efeito, a vecchia signora reforçou o seu plantel e mudou de treinador (já no final da época passada), parecendo dar razão às vozes dos muitos adeptos que reclamavam por um futebol mais atractivo e com melhores resultados. Diego e Felipe Melo são apenas os dois rostos mais visíveis de uma equipa que terá este ano mais argumentos para se intrometer na luta pelo título. Quanto à equipa de Mourinho, creio que saiu reforçada deste defeso, particularmente com as contratações de Eto'o (o negócio da década, ao ser trocado por Ibrahimovic mais 50 milhões de euros) e Milito, um jogador discreto, mas muito útil. A equipa nerazzura passa a ter mais armas ofensivas e muito mais capacidade de trabalho. Aposto pessoalmente numa campanha europeia incomparavelmente melhor. No que diz respeito ao Milão, a época que se avizinha promete ser penosa. Sem Kaká, apenas com Pato e Pirlo, a equipa milanesa não parece capaz de lutar pelo título.

Classificação: Inter, Juventus, Milan. Apesar de ainda contar com alguns elementos com uma complicada relação idade/rendimento, a equipa de Mourinho e cª. parece ainda deter uma ligeira vantagem sobre a Juve. A ver vamos se essa vantagem é suficiente ou se o treinador da Juventus, Ciro Ferrara, consegue inverter o recente ciclo de vitórias do Inter.

1 comment:

Sooty And Aive said...

Em nome dos que não têm SportTv, agradeço um update semanal, sim? :)