Thursday, August 21, 2008

O craque das nossas vidas

Mais um belo texto e uma questão sempre pertinente: o craque das nossas vidas.


O craque das nossas vidas
Sérgio Pereira


A ideia surgiu ao ler um texto de um colega aqui da redacção num blog brasileiro. Um jornalista pedia a vários outros jornalistas que escrevessem sobre o craque da vida deles. Num instante estava eu próprio a perguntar-me quem era o craque da minha vida. É incontrolável.

Nesta altura o leitor deve estar a fazer a mesma pergunta. Se não se importa, vou interrompê-lo por mais um bocadinho. Afinal este texto é meu e faço com ele o que quero.

O craque é o mais genuíno que existe no futebol. Podemos gostar de uma equipa, de uma selecção ou de uma ideia. Eu, já disse, gosto da filosofia do Barcelona. Mas um craque é diferente. Uma equipa, uma selecção ou uma ideia é amor. Um craque é paixão.

Um craque é recordação de sorriso nos lábios. Todos teremos um craque. O craque das nossas vidas. José Mourinho, por exemplo, tem Lampard. Scolari tem Ricardo e Ulisses Morais tem Jorge Baptista.

Eu, confesso, tenho Pedro Barbosa. Podia ter Rui Costa. Podia ter Deco. Definitivamente podia ter Deco. Podia ter Figo, o Figo do último ano em Barcelona, o Figo do golo ao Real Madrid com Roberto Carlos pregado ao chão. Podia até ter Lucho González, o comandante que joga sempre de fato de gala.

Mas não, eu tenho Pedro Barbosa.

Quando penso em craque da minha vida, o nome de Pedro Barbosa surge-me mais rápido do que ele próprio alguma vez foi. Mas não interessa. A mim é Pedro Barbosa que me traz a recordação de sorriso nos lábios.

Talvez pelo golo com a camisola nacional em Eidhoven. Ou talvez por nenhuma razão em particular.

Pedro Barbosa sempre foi o mais próximo que vi da nostalgia de infância. A forma como parava, olhava e pensava fazia-me lembrar um miúdo no recreio da escola. Depois caminhava. Enquanto todos corriam, ele caminhava. Parecia provocação, mas não, ele era mesmo assim.

Nele tudo era natural. E ao mesmo tempo tão belo. A bola parecia mais educada. A simulação era mais redonda e o remate mais arqueado. Falta-lhe a consagração de outros jogadores, mas que importa? As paixões não se explicam e Pedro Barbosa é o craque da minha vida.

Agora sim, pode fazer a mesma pergunta a si próprio.

No comments: